Tipos de Ouro

Os tipos de ouros mais conhecido são 24 Kilates, 18 Kilates e 14 Kilates. Como explicado no post O que é liga, a pureza do ouro é medido através do kilate e ele representa quantas parte de ouro para outras partes de ligas em sua composição.

Pureza do Ouro

Resumindo:

24K = 100% ouro, 24 partes de ouro  – Muito frágil para maioria das joias

18K = 75% ouro, 18 partes de ouro e 6 de liga –  Ideal para joalheria refinada

14K = 58,3% ouro, 14 partes de ouro e 10 de liga – Ideal para joalheria (menor qualidade)

Purezas inferiores a 14K não são aceitáveis para indústria joalheira.

Através da combinação do ouro com diferentes tipos de ligas, é possível adquirir diferentes tipos de ouro. Cobre, zinco, níquel, prata e paládio são os metais mais usados nas ligas e elas impactarão em características como cor, resistência e brilho.

Ouro Amarelo

A coloração do ouro varia de acordo com a quantidade e tipo dos metais que são utilizados na aliança. O ouro 18 quilates, o mais comum, possui 75% de ouro puro e 25% de ligas metálicas, sendo 15% de prata e 10% de cobre.

Aliança de Ouro Dourado

Ouro Branco

O ouro branco, por sua vez, é o resultado da liga do ouro com metais como o paládio, prata e níquel. A liga mais comum para se obter o ouro branco é formada por 75% de ouro, 12,5% de prata e 12,5% de paládio (pureza de 75% = ouro 18K).

A composição da liga de ouro branco pode variar. Assim, o aspecto final do metal também pode mudar. No entanto, é importante entender que um prateado vivo e brilhante depende de outras variáveis além da composição da liga. Na verdade, a liga de ouro branco tem pouco brilho e possui um aspecto acinzentado. Algumas vezes, para se extrair o máximo de beleza das joias com tons prateados, as ligas de ouro branco são banhadas com um metal chamado ródio, que é da mesma família da platina.

Ouro Rosé

O Ouro Rosé é uma das variações de cor do Ouro 18K (750). A Diferença dele para o Ouro Amarelo está nos 25% de outros metais que é utilizado na liga.

Enquanto o Ouro Amarelo usa 25% de metais “vermelhos” como o cobre misturados a metais “brancos” como a prata, o Ouro Rosé utiliza exclusivamente metais “vermelhos”.

Aliança de Ouro Rosé