O que é Liga?

O Kilate, como visto no post O que é Ouro, serve para indicar o grau de pureza do ouro

A expressão surgiu com Consantino, um imperador romano (272-337 dC), que ordenou cunhar o solidus, a moeda local. Ela era feita em puro ouro, e pesava 24 sementes de alfarroba (um fruto), assim era apresentada a expressão Ouro 24 Kilates, um ouro fino, pois era puro ouro.

Solidus

Apesar dele ser um material puro, nobre e imune à corrosão e oxidação, ele é frágil e inadequado para a utilização de joias, pois com simples batidas poderiam se quebrar.

Sendo assim, o ouro puro precisa ser misturado com outras ligas metálicas, como o cobre, zinco, niquelo e paládio, para conquistar características ideais e uma estrutura adequada.

Sua formação é parte de ouro e parte liga metálica. A quantidade máxima é 24 partes, ou 24 Kilates, e quanto maior a parte de ouro, mais puro ele é.

O ouro mais aceito no mercado de joias é o 18K, com 18 partes de ouro e 6 partes de liga. Também é conhecido como ouro 750, pois possui 75% de sua composição de ouro e 25% de liga.

Ligas Metálicas

Com a união das ligas, é possível realizar reparos sem danificar o metal, caso a joia sofra uma queda, riscos ou qualquer tipo de impacto que tire o brilho do seu acabamento.